quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

COMO VAI A SAÚDE DE NOSSO PREFEITO

Como vai a Saúde do prefeito?



Paulo Pinheiro

O Dia

Para responder a pergunta, primeiro, precisamos esclarecer do que estamos falando: da saúde pessoal do prefeito ou da saúde pública do Rio de Janeiro.

O próprio prefeito demonstrou não confiar nos serviços prestados pelo seu governo, ao procurar uma emergência particular no início do mês, após um mal-estar. Provavelmente, ainda não havia superado as lembranças de uma experiência anterior, quando, após cair de bicicleta, foi para a ortopedia do Miguel Couto.

Realmente, é difícil esquecer as cenas que vemos ao entrar nas grandes emergências do município: superlotação, pacientes em macas, leitos improvisados, idosos e pessoas com doenças contagiosas em ambiente comum, sem falar na carência de profissionais.

Para começar a resolver o problema, é preciso rever a atual política de recursos humanos. As experiências com Cooperativas, ONGs e Fundações já se mostraram um equivoco, mas ainda se insiste nas Organizações Sociais (OSs).

Para piorar, os primeiros estudos do Tribunal de Contas do Município apontam que essa terceirização via OSs é mais cara para os cofres públicos do que a administração direta e sem nenhum retorno justificável. Ao contrário, tal política cria grande rotatividade de profissionais, que não estabelecem vínculos com a rede de saúde pública. No final, quem sofre com isso é o cidadão, já que esses profissionais não chegam a entender a rede como um todo, nem conseguem produzir com as ferramentas disponíveis.

Todos esses equívocos levaram à judicialização da saúde. O cidadão comum cansou de esperar calado e passou a procurar nos plantões judiciários meios de garantir seu atendimento. A situação chegou a tal ponto, que o Secretário de Saúde foi ameaçado de prisão por uma dessas muitas ações. Respondendo a pergunta do título: a saúde do prefeito pode até estar boa, mas a do seu governo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração, após análise será publicado e se for direcionado a nossa Fundação responderemos ao nível que for nos dado critério.

SAÚDE DA FAMÍLIA E GASTOS COM CONCURSO DE BLOGUEIROS

Iniciadas as inscrições para o concurso de Blogs, da SAÚDE DA FAMÍLIA, na reunião de blogueiros houve apresentação de vídeos sobre ...