segunda-feira, 25 de junho de 2012



RIO: GRAVES PROBLEMAS NAS CLÍNICAS DA FAMÍLIA E NO METRÔ

EX-BLOG DO CESAR MAIA:
09 ABR 2012.
PREFEITURA DO RIO: CLÍNICA DA FAMÍLIA: UMA CLÍNICA DA MENTIRA!
1. Com a divulgação da auditoria do TCM (Tribunal de Contas do Município do Rio) sobre a OS (organização social) mais importante de todas -IABAS-, pelo menos no faturamento, que já ultrapassa 600 milhões de reais e caminha para 1 bilhão, segundo projeção de técnicos da prefeitura, ficou evidenciado aquilo que este Ex-Blog vem informando há meses.
2. O PSF (programa de saúde da família) tem uma característica básica: a visita domiciliar do médico da família. Este Ex-Blog tem acompanhado esse processo em todas -todas- as ditas clínicas da família e em NENHUMA há a visita domiciliar. Perversamente, alguns Postos de Saúde, com 12 especialidades, mudaram de nome para Clínicas da Família, com 3 especialidades. Uma fraude. Um prejuízo à população.
3. Pode-se alegar que faltam médicos para isso. Aliás, o Globo publicou uma excelente matéria a respeito, dia 8. O Rio-Capital fica numa escala inferior em relação a médicos por mil habitantes. Mas o mais grave, identificado pela auditoria do TCM, que este Ex-Blog havia informado para essa e outras OSs, é que a planilha dos médicos tem um quantitativo maior que os médicos efetivamente em exercício.
4. Tanto uma coisa (falta de visita domiciliar), quanto outra (efetivo menor que o planilhado) se pode comprovar com uma simples fiscalização. Sendo assim, os recursos repassados pelo Ministério da Saúde para o PSF do Rio-Capital estão fraudados por desvio de finalidade.
5. E o que se propaga para a imprensa é pura mentira. Puro gasto publicitário. A prefeitura anterior, com 84 postos de PSF e comunitários, apenas registrava quando se conseguia as visitas domiciliares. A atual prefeitura registra sem as visitas domiciliares e frauda as estatísticas. Na verdade, houve uma grave REDUÇÃO do programa saúde da família no Rio e não a expansão mentirosa e fraudada.
6. A própria imprensa pode checar se há ou não visita domiciliar, evitando as barrigas -constantes- que sofre dessa prefeitura.
7. (Globo, 08) Número de médicos por 1000 habitantes na América Latina. Cuba 6,39 / Uruguai 3,73 / Argentina 3,16/ México 2,89 / Brasil 1,95 / Venezuela 1,94 / Equador 1,48 / Chile 1,35 / Peru 1,1 / Colômbia 1,09 / Paraguai 0,9.
8. RIO-Capital 2,74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração, após análise será publicado e se for direcionado a nossa Fundação responderemos ao nível que for nos dado critério.

SAÚDE DA FAMÍLIA E GASTOS COM CONCURSO DE BLOGUEIROS

Iniciadas as inscrições para o concurso de Blogs, da SAÚDE DA FAMÍLIA, na reunião de blogueiros houve apresentação de vídeos sobre ...