quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROMOÇÃO DE SAÚDE - TABAGISMO

Fofo: Joel da Silva Segundo
Nesta data foi feita uma promoção de saúde junto grupo multiplicação, ótimos índices foram apontados e a continuidade dessa campanha contra o fumo ainda continua, porque agora são as drogas que cauzam malefícios a sociedade, é um passo importante para que as pessoas se conscientizem do alto grau de complexidade que vem com essas drogas chegando no Rio de Janeiro. Na foto ao lado a terapia com alongamento e descontração, fatores que sempre colaboram para uma vida saudável.
Ginástrica ocupacional.

A presença de profissionais do CMS 14 de Julho;
Foto: Joel da Silva Segundo







Enfermeira Andreia, Técnica Gelani, Equipe de reportagem do INCA.
 sendo dada entrevista do ACS Joel sobre o tabagismo e o grupo MULTIPLICAÇÃO.
Os índices de pessoas que pararam de fumar são satisfatórios porque comparando com outras épocas, havia até nas escolas essa propagação de fumantes e agora vemos muitos que pararam e outros que querem parar inclusive boa massa de mulheres que pararam e hoje estão pegando no pé do marido.
Foto: Joel da Silva Segundo

Mas o maior perigo está nas escolas, onde uma delas é acompanhada pelo Agente de Saúde e Defesa Civil Joel que tem grupo de Teatro que elabora com duas turmas da Escola Tenente General Napion;
´´o caso das drogas é grave nas escolas e o cigarro está praticamente bem discreto mas a cracolândia que afirmam ter nas emediações está se configurando um risco.
Com isso, promove-se saúde e educação de qualidade.

 
A conscientização vem sendo de vital importância para amostrar a comunidade os males do fumo e das drogas e que se pode ter uma vida saudável com caminhadas, ginástica e principalmente haverá segundo Joel uma caminhada com os alunoa que ele separou para teatro.
A vida do fumante é muito curta e oa malefícios do fumo vem do câncer até problemas cardíacos.




Foto: Joel da Silva Segundo

No sábado dia 28/05/2011, implantou-se uma tenda do grupo MULTIPLICAÇÃO, e o SMS 14 de JULHO, AMÉRICO VELOSO promoveram essa campanha pela vida saudável com depoimento de ex fumantes que participaram suas experiências antes e depois.





 Há muitos anos vemos aqueles comerciais do Mallboro que morreu de câncer e com isso surgiu a interrogação; será culpa da mídia? que anunciava as florestas como uma musica bem atrativa, isso fora as do Hollywoodcomerciais especulativos e começaram que sempre apresentavam o cigarro como sinônimo de aventura, superação, mas agora vemos as pessoas que superaram, foram as que deixaram de fumar, que deixaram de se enganar com esses a viver com saúde. Veja abaixo como era:

 
Naquela época não se podia fazer essa afirmação com 100% de certeza em base científica, mas já se tinha noções dos riscos do cigarro, inclusive na gravidez... Ainda bem que hoje já se afirma com certeza sobre o risco e é possível alertar as pessoas.

Vemos hoje como o poder dessa mídia foi influente em gerações e era introduzido no início em horário além de 21:00 ou de 22:00 h em diante, depois foi se introduzindo em todos os horários retornando por medida do Ministério da Saúde ao seu horário , depois foram estintos todos os comerciais.
 Nossa meta é sempre alertar a população para que não caia no esquecimento e essa especulação não volte. Quem se lembra desse slogan?

Carlton Um Raro Prazer!! prazer maldito!!

 
Veja como é o áudio no fundo bem sujestivo, como é o barulho de pássaros, como se o cigarro fosse um relaxante ou anti depressivo de problemas sociais, com isso é que vemos como os comerciais eram bem manipulados, graças a DEUS hoje não vemos mais esses degradantes comerciais e graças a determinações do Ministério da Saúde e promoções de Saúde.
Tudo está resumido na falsa impressão de que o cigarro não mata, mas quem se lembra do mallboro?

Engraçado como essas propagandas de cigarro sempre mostravam as pessoas em momentos saudáveis, esportivos e agradáveis, como se cigarro e bem estar estivessem intimamente ligados!
Não nego que a propaganda é magnética, a música da Tina sempre "arrasante", mas que no final das contas ninguém que passa a vida inteira fumando termina fazendo esportes radicais na neve, com uma saúde de ferro, ah, isso ninguém pode negar.

Nossa saúde é o que importa, isso se refere a tudo que vemos em nosso meio social que junto ao mercado capitalista nos impôem, vejam o comercial de bebidas, preste atenção se todos bebem no final, principalmente as meninas lindas que participam deles; o cigarro e a bebida estão cúmplices e hoje o maior problema é a bebida que está cauzando tragédias sem precedentes

Porto Alegre é a capital onde as pessoas fumam mais cigarros por dia, segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira. Cerca de 9% dos moradores da cidade consomem 20 ou mais cigarros diariamente, o que corresponde a um maço.

De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010), a média brasileira neste levantamento fica em 4,5%.

O levantamento destaca que 19,5% da população adulta porto-alegrense é fumante, sendo 20,5% do sexo masculino e 18,6% do sexo feminino.

Exposição mostra o caminho da fumaça e os danos que causa no corpo humano 

Comparando com as outras capitais brasileiras, Porto Alegre é a terceira entre os consumidores absolutos de cigarros. Rio Branco e São Paulo estão a frente, com 20% e 19,6% respectivamente. A diferença é que, na capital gaúcha, os moradores tem um consumo alto de cigarros.

Apesar dos dados alarmantes, a pesquisa demonstra uma evolução dos porto-alegrenses no combate ao tabagismo. No levantamento de 2009, 10,2% dos porto-alegrenses consumiam 20 ou mais cigarros, contra 8,2% em 2008, quando o índice em todas as capitais brasileiras era menor.



Se o cigarro fosse extinto hoje do planeta, quatro entre dez casos de câncer deixariam também de existir. Responsável por 5 milhões de mortes por ano no mundo, sendo 200 mil no Brasil segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é um dos principais fatores de risco para câncer de boca, esôfago, laringe, faringe, garganta, mama, colo do útero, ovário, bexiga, pâncreas e quase a totalidade de casos no pulmão. Ele é vilão também quando o assunto é enfisema e doenças cardiovasculares.
Para mostrar detalhes sobre como o fumo age no organismo, o Hospital A.C.Camargo, com patrocínio do Banco Santander, promove entre 8 e 23 de abril no Conjunto Nacional, em São Paulo, a exposição O Caminho da Fumaça, que traz dezoito painéis inéditos sobre a trajetória percorrida por substâncias nocivas como a nicotina no corpo humano. Cada obra traz informações sobre prevenção, sintomas de doenças e exames diagnósticos e se baseia no lúdico e na simplicidade para mostrar de que forma mais de 40 substâncias cancerígenas presentes no cigarro caminham pelos órgãos e deixam suas marcas. “O pulmão é o alvo mais conhecido do tabagismo, inclusive passivo, mas os danos não são privilégio dele. Queremos mostrar que fumar apenas um cigarro ou três maços por dia nunca é uma prática saudável para nenhuma parte do corpo”, destaca o oncologista e diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo, Jefferson Luiz Gross.

Um comentário:

Obrigado por sua colaboração, após análise será publicado e se for direcionado a nossa Fundação responderemos ao nível que for nos dado critério.

SAÚDE DA FAMÍLIA E GASTOS COM CONCURSO DE BLOGUEIROS

Iniciadas as inscrições para o concurso de Blogs, da SAÚDE DA FAMÍLIA, na reunião de blogueiros houve apresentação de vídeos sobre ...