sexta-feira, 15 de julho de 2011

CAMINHADA - BUSCA FOCOS E ORIENTAÇÃO CONTRA A DENGUE

Feita caminhada no dia 14/07/2011, a partir de 08:30 até 10:30, com roteiro nas ruas:
Ouricuri
Rua 25 de Agosto
Rua Roquete Pinto
(´´Horta Comunitária``)
Rua Almirante frontin 419
Beco Getúlio Varvgas
Antigo SEMASI (Lazer)

 A escola agradeçe a presença dos mesmos e a informação dada aos alunos, que é de primordial importância para que futuramente possamos ter uma comunidade consciente e até um exemplo social.
Com bastante alegria informaram a cada turma como devem achar focos de DENGUE, como se prevenir de doeças e cuidar do lixo, que não se deve deixar garrafas, potes com água parada, esgoto a céu aberto deve se passar com calçados e evitar contato, ver se não deixa alimentos expostos na rua em sacos de lixo, sempre que puder amarrar os sacos de lixo e observar o horário de coleta para que fique o tempo mínimo possível. Com o jornal distribuido nas salas, a criançada começou a ler e alguns alunos leveram para seu responsável.
Ver pessoas morrendo, vítimas da dengue, em pleno Século XXI é um contra-senso. E que ações poderiam evitar o desastre? Coisas simples: manter ruas e quintais limpos. Cobrir caixas d’água. Recolher garrafas e vasilhas que possam acumular água, substituir a água nos vasos de plantas por areia úmida. A instalação de telas nas portas e janelas também ajuda a conter o mosquito.
Como se vê, uma parte dessa missão cabe mesmo ao Poder Público. Mas a outra parte é de responsabilidade das pessoas, nas suas casas. Por isso, digo que o combate à dengue é uma questão de consciência. Cada um de nós fazendo a nossa parte, proporciona que a luta contra o mosquito seja mais eficaz.
Então, mãos à obra, moçada. De um lado, cobramos do governo o que precisa ser feito. E de outro, assumimos a nossa responsabilidade como cidadãos. É essa a melhor fórmula para vencer de uma vez por todas a dengue.


A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus transmitido através do mosquito Aedes Aegypti. Essa doença tipicamente tropical, apesar de aparentemente inofensiva, evolui rapidamente e pode ser fatal se não diagnosticada a tempo.
São quatro as formas de apresentação: a infecção inaparente, a síndrome de choque de dengue e, as duas mais conhecidas, a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
Os sintomas começam repentinamente e duram, em média, de 5 a 7 dias. Por isso, fiquem atentas: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dificuldade de respirar e sangramentos podem ser o indício de contaminação.
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. A regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente.
Meninas, nossa principal arma contra a dengue ainda é a informação. Portanto, o primeiro passo para evitarmos mais casos é fazermos a nossa parte e alertarmos nossos amigos e conhecidos. Vamos lá?


 AULAS EDUCATIVAS SOBRE FOCOS DE DENGUE NA ESCOLA MINICIPAL ARMANDO SALES OLIVEIRA

Educação sobre como prevenir a proliferação do foco de DENGUE
feita na Escola e Comunidades Roquete Pinto e Praia de Ramos 

Em meados de um novo tempo e após tanta campanha nos vemos mais uma vez com a missão de informar a toda população que somente dela parte a medida para evitar a proliferação dessa doença que pode matar, não podemos esqueçer de cuidarmos de nosso quintal, evitando plantas com água parada, poças em locais sombrios, evitar lixo com comida ao alcançe de ratos, evitar o depósito para o recolhimento fora do horário determinado para tal.





Caminhada feita pelo C.M.S 14 de Julho e futura CSF Américo Veloso tendo como responsáveis:
Direção: Valéria
Gerência 14 de Julho: Juliana
ACS:
Equipe 1:
Joel, Renato, Elane
Agente de Endemias:
Marcos





  
 

Com acompanhamento evolutivo em cada setor (observado evolução no quadro de cuidado), com exemplos de cuidados na Rua Roquete Pinto e esgotos a céu aberto, acompanhamento na Escola Municipal Armando Sales Oliveira, sendo distribuidos jornais na mesma e na  comunidade com orientação aos alunos para quando verem um foco, comunicar o Agente Comunitário mais próximo com panfletos e com diálogo na escola junto a direção do Américo Veloso e Gerência do C.M.S 14 de Julho (Valéria e Juliana), junto aos Agentes Comunitários de Saúde que cobriram a Praia de REamos e Roquete Pinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração, após análise será publicado e se for direcionado a nossa Fundação responderemos ao nível que for nos dado critério.

SAÚDE DA FAMÍLIA E GASTOS COM CONCURSO DE BLOGUEIROS

Iniciadas as inscrições para o concurso de Blogs, da SAÚDE DA FAMÍLIA, na reunião de blogueiros houve apresentação de vídeos sobre ...